segunda-feira, 12 de maio de 2008

VOZES VERBAIS: AGENTE DA PASSIVA

VOZ ATIVA- o sujeito é agente, isto é, faz a ação expressa pelo verbo.
*O carpinteiro serra a madeira.
*O carpinteiro - sujeito agente
*serra - VTD
*a madeira - objeto direto

VOZ PASSIVA- o sujeito é paciente, isto é, sofre a ação expressa pelo verbo. A voz passiva pode ser analítica ou sintética.
*A madeira é serrada pelo capinteiro.
A madeira - sujeito paciente
é serrada - verbo auxiliar ser + particípio
pelo carpinteiro - agente da passiva

Obs: Para uma oração passar para a voz passiva, é necessário que o verbo seja transitivo direto.

Passagem da voz ativa para a passiva analítica.
a. O objeto direto da voz ativa passa a sujeito da passiva.
b. O verbo principal da voz ativa vai para o particípio, antecedido do auxiliar ser.
c. O verbo auxiliar (ser), que é o verbo auxiliar, deve ser conjugado no mesmo tempo em que se encontra o verbo na voz ativa.
d. Na voz passiva, o agente da passiva deve ligar-se ao verbo por meio de preposição por (per).

AGENTE DA PASSIVA - é o que pratica a ação verbal na voz passiva.
Obs: Assim como pode ocorrer sujeito indeterminado na voz ativa, também pode ocorrer agente da passiva indeterminado na voz passiva.

Voz passiva analítica: verbo auxiliar ser + particípio do verbo principal.
*Computadores são vendidos.
Voz passiva sintética: verbo transitivo direto na 3ªp. + pronome apassivador se + do sujeito paciente.
*Vendem-se computadores.

VOZ REFLEXIVA - o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, ao mesmo tempo faz e sofre a ação expressa pelo verbo.
*O menino machucou-se com a faca.

Obs. Cuidado para não confundir ação reflexiva com a ação verbal, ou seja, ele pratica e recebe a ação expressa pelo verbo.
Exercícios

1- Informe se a ação que ocorre em cada oração é reflexiva ou recíproca.

a) Os jogadores vestiram-se rapidamente.
b) Com o barulho a moça assustou-se
c) Os torcedores xingaram-se bastante.
d) Na reunião, eles discutiram e se ofenderam.
e) O zelador controlou-se para não ser mal-educado.
f) Os amigos se cumprimentaram no início da festa.

7 comentários:

Laaaaiiieloooi disse...

sou: inteligente,linda,sabida ,poderosa,romantica e muito mais..
esse negocio de vozes verbai da agente da passiva eu to meio por fora apesar de eu ser muuuito inteligente!!!

Laaaaiiieloooi disse...

sou de mais"!!

Serpens Perfect World disse...

algumas de vcs gatas tem msn?
passa ae

Serpens Perfect World disse...

larissa add meu msn
dan_rockmetal@hotmail.com
s2

Unknown disse...

aff, estudo e vcs ficam se paquerando, que infantis, e vc Larissa nao passa de uma se achona, neh? AFF!----- sobre a esxplicação eu gostei muito, mas acho que podia explicar mais o que eh um agente da passiva, valeu mesmo assim, bjoos

Esbriodejaneiro disse...

Eu estava com muita duvida , mais quando eu vi essa explicação entendi oque eu não sabia e mais ainda oque eu sabia . Valeo

Unknown disse...

Me ajudem ai ne jente